Unilab Plural: Diálogos Digitais tira as dúvidas acerca do Projeto Alunos (as) Conectados(as)

Postado em 28/08/2020


O último web encontro Unilab Plural: Diálogos Digitais, realizado na Plataforma Google Meet com acesso aberto à toda comunidade acadêmica, aconteceu excepcionalmente em uma quinta-feira, 27 de agosto. Normalmente realizado às sextas-feiras, o Unilab Plural desta semana teve um motivo extra para acontecer com antecedência: o Projeto “Alunos(as) Conectados(as)”, tema central do debate, exige que os(as) estudantes interessados(se) atualizem a atualização dos seus dados no Sigaa até este domingo, dia 30/08/20, às 23h59. 

Nessa edição, o tira-dúvidas online teve como convidado central o atual diretor da DTI, Giancarlo Cardoso Vecchia, sob a mediação de Jorge Fernando Lodna, estudante guineense da Graduação em Administração Pública na Unilab. Também estiveram presentes os Pró-Reitores James Ferreira (Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis - PROPAE) e Geranilde Costa (Pró-Reitoria de Graduação - Prograd).

O Alunos(as) Conectados(as) é um projeto do Ministério da Educação apoiado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e vai fornecer 4.190 pacotes de dados móveis para estudantes da Unilab. Em sua apresentação inicial, Giancarlo Vecchia afirmou que o projeto pretende atingir até 400 mil estudantes em vulnerabilidade social por todo o país, distribuindo chips com até 3 tipos de pacotes de dados (5, 10 ou 20 GBytes) correspondendo às operadoras da cidade onde reside o estudante. 

Principais Dúvidas

Em sua apresentação inicial, o Diretor da DTI afirmou, ainda, que  o projeto será efetivado em três etapas: 1) Atualização dos dados dos estudantes; 2) Envio das Informações ao MEC/RNP; 3) Protocolo de Entrega do chip. Giancarlo reforçou sobre a importância de manter os dados dos estudantes atualizados na plataforma Sigaa. 

As dúvidas que surgiram e foram publicizadas no espaço giraram principalmente em torno da necessidade da atualização de dados e também acerca dos equipamentos disponíveis aos estudantes. É necessário atualizar dados bancários, se não possuo uma conta? E se eu não possuo celular, somente notebook? Como será realizada a entrega desses chips? Como o chip funcionará caso eu precise me mudar de cidade? O chip serve para ligação e envio de sms? Todas essas perguntas foram respondidas e o debate completo está disponível no canal da Unilab no Youtube.

Sobre o Unilab Plural: Diálogos Digitais Realizado desde o dia 22 de maio e iniciado como lives no Instagram, o Unilab Plural: Diálogos Digitais é uma iniciativa do GT de Comunicação do CIEC, o Comitê Institucional de Enfrentamento ao Coronavírus. Essa foi a quarta edição do encontro realizado não mais no Instagram, mas sim no Google Meet. A troca de plataformas foi uma escolha a fim de ampliar as possibilidades de acesso direto ao debate. As primeiras edições estão salvas no IGTV da Unilab e, as últimas, no Canal do Youtube,

Pesquisar